Aumenta no Brasil os casos de depressão durante a Pandemia!

Aumenta no Brasil os casos de depressão durante a Pandemia!

O Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 (onze) países. 

As restrições durante a pandemia e o isolamento social, que tanto ajudam a conter o avanço da Covid-19, podem prejudicar a saúde mental. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).

Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente. 

“Nós concluímos que a pandemia de Covid-19 tem se mostrado um evento traumático para muitas pessoas, levando aumento exponencial de sentimento de medo e estresse”.

Desse modo, especialmente neste período de muito estresse, ansiedade e medo, o que podemos fazer para melhorar nossa qualidade de vida?

É sabido que a prática de exercícios físicos regularmente por pelo menos três vezes por semana auxilia nosso corpo na produção de substancias químicas como a dopamina e serotonina que vão melhorar nossa qualidade de vida, uma vez que esses neurotransmissores são capazes de diminuir nossa ansiedade e estresse.

Outra medida que vem sendo adotada com sucesso nas pessoas que buscam se melhorar é a prática da meditação diária. Com técnicas mentais como relaxamento profundo e afirmações positivas, várias pessoas estão conseguindo controlar suas emoções e fortalecer seu psicológico, que é essencial para conseguirmos lidar com a crise.

Além disso, melhorar a qualidade de sono é talvez a melhor estratégia que podemos nos valer para melhorar nossa saúde física, mental e bem-estar. Evitar o excesso de luz próximo ao horário de dormi (tais como claridade da televisão, celular e luz elétrica) pode ajudar o cérebro a produzir a melatonina, que é o hormônio do sono reparador.

Por fim, e não menos importante, alimentação balanceada é fundamental para nossa melhora. Tanto é, que hipocrates, conhecido com o pai da medicina, nos ensina que o alimento saudável é o nosso melhor remédio.

Entretanto, nos tempos de hoje, em que o solo está pobre em nutrientes, nossos alimentos não são ricos em vitaminas e minerais como era no passado. A suplementação desses importantes nutrientes vem se tornando cada vez mais essencial na modernidade.

 

 

Deixe uma resposta

Todos os campos são obrigatórios

Nome
Email (Não publicado)
Comentário